Turismo para chocólatras ao redor do mundo

Oi, gente! Vocês sabiam que amanhã é o Dia Mundial do Chocolate? Para celebrar essa deliciosa data preparei esse texto, que fala sobre turismo para chocólatras ao redor do mundo. Assim podemos unir duas paixões: chocolate e viagem, não necessariamente nessa ordem.

Origem do Chocolate

Muito antes dos europeus chegarem às Américas, grandes civilizações como os astecas e os maias preparavam chocolate na forma de bebida, misturando com especiarias e vários outros ingredientes. Entretanto, o consumo do cacau nas Américas é muito mais antigo, uma descoberta recente, num sítio arqueológico no Equador, identificou evidências do uso abundante do cacau há 5.300 anos pela cultura Mayo-Chinchipe. Impressionante, não acha?

Em 1528 o espanhol Hernán Cortés,  levou para a Europa as primeiras sacas de cacau e todos os utensílios necessários à preparação do xocolati. A corte espanhola que não era boba nem nada se encantou pela bebida. Em 1615, quando a infanta Ana d’Áustria (que era espanhola) se casou com o Luís XIII, levou a bebida para a corte francesa. Em Paris, o chocolate se converteu em moda aristocrática, e foi difundido por toda Europa. Mas a versão sólida que conhecemos hoje só foi criada em 1830, e aí minha gente, foi um caminho sem volta.

 

5 cidades para se comer bons chocolates

Quito

Como vimos acima, a relação dessa região com o cacau é antiquíssima. O Equador é famoso pelos seus chocolates orgânicos, feitos por pequenos produtores indígenas. É o lar da melhor variedade de cacau do mundo, conhecida como Arriba Nacional, dessa forma, Quito, sua capital, não poderia ficar fora da lista.

Quito é uma das cidades mais antigas da América. É considerada uma das capitais mais altas do mundo. Sua arquitetura colonial muito bem preservada, abriga cafés, museus, igrejas e pequenas chocolatarias artesanais de qualidade, como a Chez Tiff .

Também é possível se aprofundar, nesse doce mundo, através dos workshops do Laboratório de Chocolate da República del Cacao, comprar seus deliciosos chocolates gourmets e visitar o seu Museo del Cacao para conhecer a história dessa saborosa matéria prima.

Agora, se você quiser ter uma experiência realmente autêntica, visite a Pacari, na cidade amazônica Archidona, duas horas de viagem a partir de Quito. Lá você poderá conhecer todo o processo, desde o plantio do cacau, realizado por pequenos produtores, até a transformação em deliciosas barras. Com direito a degustação de diversos tipos de chocolate. Uma verdadeira imersão.

 

Zurique

O chocolate suíço é famoso no mundo inteiro, embora a Suíça não plante um único pé de cacau, afinal, essa é uma planta de país tropical. A fama vem da alta qualidade dos seus produtos e do mérito histórico de terem inventado o chocolate ao leite. Por lá o pessoal é louco por chocolate, segundo o Wikipedia, o consumo médio per capta é de 12kg por habitante!! Dá pra imaginar?

Em Zurique visite a Bahnhofstrasse, nessa avenida é possível encontrar as melhores marcas de chocolates do mundo, sem contar que é muito charmosa. Provavelmente a Lindt seja a marca mais famosa desse país, e olha que legal, eles criaram a Home of Chocolate, um tour superinteressante, e o melhor, com degustação de bombons incluída. Tudo de bom não é mesmo?

Zurique é maravilhosa, você pode caminhar despretensiosamente por suas ruas, parar em uma loja, experimentar uma trufa com champanhe, andar um pouco mais, comer mais uma em outra loja, e assim por diante, saboreando a cidade, ou melhor, saboreando na cidade.

 

Bruxelas

Chocolate belga também é um clássico né gente? Então o nosso tour chocólatra não poderia deixar de visitar Bruxelas. Por lá existem mais de 500 marcas de chocolates e muitas chocolaterias artesanais.

A Chocolates Neuhaus é imperdível, seu fundador, Jean Neuhaus, inventou há 100 anos o praliné, um confeito de chocolate com castanhas, simplesmente divino. A Mary foi criada em 1919 e, dizem, é a favorita da família real, produzem chocolates lindos e deliciosos.

Vale a pena conhecer o museu Choco-Story Brussels para ter uma verdadeira imersão no mundo do chocolate. Bruxelas também é uma graça, passeando por suas ruas é possível encontrar tours por chocolaterias menores com degustação incluída e até workshop para aprender a fazer o famoso chocolate belga. Que tal?

 

Paris

Eu acho que ninguém precisa de um motivo pra visitar Paris, essa cidade por si só já é encantadora, com chocolate então… É irresistível!

Em Paris existem mais de 300 lojas de chocolates, a maioria artesanal, a principal característica é que por lá eles preferem os amargos e meio amargos.

O amor dos parisienses pelo chocolate é tamanho, que a cada dois anos acontece a maior feira do mundo, a World Chocolate Masters Championships.

Em Paris também vale a dica de andar sem destino provando chocolates e ganaches de loja em loja.

Adoro a França, tenho um vídeo cheio de dicas sobre esse país tão encantador, dá um play aqui embaixo.

Astorga

Como falei no início, foi o espanhol Hernán Cortés que levou o cacau para a Espanha e, quando ele casou sua filha com o herdeiro do marquesado de Astorga, deu uma parte do dote em cacau, que tinha alto valor comercial.

Por isso, incluí essa pequena e pitoresca cidade na lista de chocolateira, localizada na província de Léon, norte da Espanha, tem menos de 11 mil habitantes, e muita história pra contar.

Seu centro histórico é muito charmoso, cheio de lojinhas de chocolates artesanais e um patrimônio arquitetônico muito rico, como o Palácio Episcopal, uma obra do arquiteto modernista Gaudí, ruínas das muralhas romanas, e a linda catedral que combina elementos góticos, renascentistas, barrocos e neoclássico. Logicamente que eu não poderia deixar de falar do Museo del Chocolate, que fica em um lindo edifício.

 

Dica extra

Quando estive em Braga, Portugal, me apaixonei pela Leonidas Chocolates Braga. Uma loja linda, localizada no Centro Histórico, pertinho do Palácio do Raio.

Sabe aquela lojinha acolhedora, com chocolates deliciosos e lindos que encantam os olhos? Assim é a Leonidas. Um lugar perfeito para você comprar presentes para quem você gosta, pois, as embalagens são maravilhosas e o chocolate é puro design. Veja o vídeo que eu gravei lá.

Se você é uma chocólatra, inclua essas cidades em seu próximo roteiro, vale muito a pena, seus atributos vão muito além do chocolate, mas sem dúvida nenhuma, ele é um dos bons motivos. Recentemente eu escrevi um post com dicas para viajar sem sair de casa, perfeito pra gente matar a saudades de “turistar” pelo mundão, dá uma olhadinha, é muito interessante.

Conta pra mim, você já visitou alguma dessas cidades? O que achou dos chocolates?

E não esqueça de compartilhar esse post com as amigas chocólatras!

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima