Oi, gente! No momento que escrevo esse texto, estou no Brasil, seria um período delicioso, não fosse a pandemia, afinal é época de São João. Para matar a saudade do tempo que frequentávamos quermesses, nesse mês tão festivo, que tal aprender algumas receitas saudáveis de festas juninas? Todas ao estilo “Lu de cozinhar”, deliciosas, práticas e fáceis de fazer.
Origem das Festas Juninas
Você sabia que as festas juninas têm origem nas festas pagãs realizadas na Europa antiga? Essas celebrações aconteciam no solstício de verão, ocasião em que eram realizados rituais para ter abundância nas colheitas, fertilidade e para afastar os maus espíritos.
Com objetivo de consolidar o catolicismo, a igreja passou a incluir essas, e muitas outras, festividades pagãs ao seu calendário, só que com uma roupagem cristã. Na época da colonização (século XVI) os portugueses trouxeram essa tradição ao Brasil e nós demos o nosso toque especial a ela.
No início era conhecida como festa joanina, em homenagem a São João, com o passar do tempo o nome foi alterado para festa junina em referência ao mês, e englobando outros santos a tradição.
Receitas Juninas Saudáveis e Fáceis
As comidinhas dessa época são deliciosas, porém, calóricas e nem sempre saudáveis, mas as receitas que preparei aqui são versões fit, ideais para quem quer manter a forma e não abre mão do sabor. Então vamos lá?
Bolo de Milho Zero Glúten
Ingredientes
3 xícaras de chá de milho-verde cozido
1/2 xícara de chá de farinha de coco
1 xícara de chá de fubá
200 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de óleo de coco
3/4 de xícara de chá de adoçante xilitol
1 colher de sopa de fermento químico
Modo de preparo
Eu recomendo que você utilize o milho natural, que é mais saudável, e em alguns lugares dá pra comprar já cortadinho, o que é muito prático.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea, no final coloque o fermento e misture delicadamente. Asse em uma forma untada a 180°C / 356°F por 30 minutos.
Paçoca Fit
Ingredientes
1 xícara de amendoim natural sem pele
3 colheres de sopa de rapadura ou açúcar mascavo
3 colheres de sopa de aveia em flocos
1 semente de cardamomo
1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente, dê uma suave torradinha no amendoim, depois leve ao liquidificador com o cardamomo e a rapadura, bata até virar uma pasta. Na mesma frigideira torre levemente a aveia e a canela, só para elas ficarem mais sequinhas. Depois misture tudo.
Você poderá comer como uma farofa, usando de acompanhamento para outros pratos, ou modelar e servir embrulhada em guardanapos. No segundo caso, tenha cuidado, pois, ela não fica muito sólida e esfarela facilmente.
Cocada light
Ingredientes
250g de coco seco ralado
4 colheres de sopa de amêndoas laminadas (opcional, mas dá um toque especial)
2 xícaras de açúcar de coco, mascavo ou xilitol
½ xícara de chá de leite de coco light ou água
3 cravos da índia
Modo de preparo
Coloque o açúcar e o leite de coco / água na panela e mexa até começar a ferver. Na sequência adicione os outros ingredientes e continue mexendo até dar liga. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno para dourar um pouco.
Vinho Quente light
Ingredientes
100 ml de vinho tinto
1 xícara de chá de suco de laranja sem açúcar
10 colheres de sopa de xilitol
2 maçãs vermelhas picadas
Canela em pau a gosto
Cravo da Índia a gosto
Modo de preparo
Leve ao fogo todos os ingredientes, exceto as maçãs, que deverão ser adicionadas assim que ferver. Quando isso acontecer, abaixe a chama e cozinhe por mais 10 minutos.
Para finalizar o cardápio festivo, pipoca é uma ótima pedida.
“…Olha, isso aqui tá bom demais, quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai…”
Decore a sua casa para a festa junina
Agora só falta decorar a casa para o arraial ficar completo!
Decore a mesa com uma toalha xadrez, louças de barro e peças mais rústicas. Você pode comprar aqueles chapéus de palha que são baratinhos e dão um toque especial para a decoração da festa junina caseira. Se você mora no Brasil vou te dar uma dica, a Tok & Stok lançou uma coleção chamada festejo, da artista Isabella Galvão, são pratos, canecas, quadros e tem até bandeirola inspirados nas festas juninas, eu adorei.
Bandeirinhas juninas são fáceis de encontrar e de fazer, se você não tiver lareira, ponha na TV um vídeo de fogueira, use uma roupa típica, coloque uma playlist de festa junina e bote a família para dançar. Tenho certeza de que vocês se divertirão muito e vão lembrar para sempre dessa festa junina diferente.
Minha gente, temos que viver a vida da melhor forma possível, celebrando sempre que podemos, pois ela é muito breve, se não dá pra sair de casa para ir a uma festa junina, então a gente improvisa e faz a festa em casa mesmo. O importante é curtir o momento e ser feliz.
Por favor, quando você fizer a sua festa junina doméstica, poste fotos no Instagram e me marque, vou adorar ver o seu arraial.
Beijo da Lu