Oi, gente! Hoje é dia de mais uma receitinha deliciosa. Vamos fazer juntas um maravilhoso atum selado em crosta de gergelim, com molho agridoce de shoyu e mel. Só de pensar nele já me deu água na boca! Ele fica com aquela crosta dourada do lado de fora, e ligeiramente cru no interior, hummm… bom demais!
Essa é uma receita oriental, muito fácil de fazer, vão poucos ingredientes, e como é muito saudável, podemos comer sem culpa. Vamos combinar, não há nada mais gostoso do que saborear uma comida gostosa sem ficar com peso na consciência, não é mesmo?
Estou tão acostumada a fazer esse atum, que preparo tudo a olho, sem muitas medidas, mas você vai perceber que não tem nenhum segredo. Vamos lá?
Ingredientes da receita de atum selado
Posta de atum fresco
Gergelim
Azeite
Sal
Farinha de amêndoas
Limão
Shoyu
Mel
Como fazer o atum selado com crosta de gergelim
Primeiro misturo a farinha de amêndoas e o gergelim, que serão utilizados para a crosta, fica um sabor todo especial. Se você preferir fazer apenas com o gergelim, fique à vontade. Na sequência, tempere os dois lados do atum com sal e um pouquinho de limão, depois, besunte o peixe no azeite, ele é que irá “colar” a crosta. Na sequência, passe a posta na mistura de farinha de amêndoas com gergelim.
Leve à frigideira, preferencialmente antiaderente, untada com azeite bem quente. Dore de um lado e depois vá virando até que todos os lados fiquem com aquela crosta crocante. É bem rapidinho, um ou dois minutos de cada lado.
Depois de pronto, você vai fatiar com uma faca afiada, gosto de fatias bem fininhas, mas a espessura fica a seu critério.
Como fazer o molho de shoyu e mel
Essa parte é facílima, basta misturar o shoyu e o mel conforme o seu gosto. Daí joga um pouco sobre o atum selado. Para decorar, acrescento uma “chuva” de salsinhas. Fica saboroso e deixa o prato muito bonito.
Se você quiser fazer a receita junto comigo, é só clicar no vídeo abaixo. Mas espere! Não vá embora ainda, que tenho várias dicas para te dar!
Quando vou servir esse prato, gosto de deixar um pouco de molho extra, para que as pessoas possam acrescentar, se quiserem.
Sirva o atum com aspargos, baby rúcula, quinoa ou até mesmo um arroz branco. Se quiser acompanhar com um bom vinho, o pessoal da @smartwines me falou que esse prato harmoniza bem com o Gewurztraminer da Leone di Venezia, um branco denso que combina com comidas orientais como é o caso dessa receita.
Dica para arrumar a mesa do dia a dia de forma especial
Não importa qual será o menu, e nem o dia da semana, jantar em família é sempre um momento especial. Por isso preparei algumas dicas pra você arrumar a mesa de forma prática, para valorizar esses momentos, afinal, o tempo que passamos em família é sagrado, merece um carinho especial. Veja no vídeo abaixo como é tudo simples e fácil de fazer.
Agora eu quero te pedir uma coisa, quando você fizer essa receita, ou arrumar a mesa do dia a dia em família com carinho, posta no Instagram e me marca, vou amar ver a sua produção. E se você ainda não me segue nas redes sociais, não perca mais tempo, eu sempre dou dicas preciosas por lá também.
O que você achou dessa receita? Conta pra mim.
Beijo da Lu