Qual a altura certa para pendurar quadros?

Qual a altura certa para pendurar quadros

Oi gente! Vira e mexe alguém me manda dúvidas sobre altura certa para pendurar quadros, como criar harmonia entre várias peças, e diversas outras questões relacionadas a esse tema. Na realidade existem algumas regrinhas básicas, entretanto, muitas delas podem ser quebradas para deixar a decoração com a sua cara, o mais importante é manter o equilíbrio na composição.
Além disso, na parede você pode pendurar fotos, pinturas, espelho, gravuras, um bordado feito pela sua tia querida, ou objetos que tenham valor afetivo pra você.

Altura correta

O ideal é que o quadro fique na altura dos olhos. Para isso, considere que o centro da obra esteja a 170cm do chão, essa é a medida utilizada também pelos museus e galerias de arte. Essa altura se aplica para qualquer altura de parede, independente do pé direito.

Quadro acima de móveis

Se você for pendurar quadros acima de um aparador, por exemplo, deixe entre 13 a 23cm acima da peça. Mas, se a ideia é colocar o quadro em cima de um sofá, considere a altura de uma pessoa de aproximadamente 1,80 m sentada, e deixe um espaço em tornado de 20 cm entre a cabeça dessa pessoa e o quadro. Dessa forma você garante que ninguém vai dar cabeçada no quadro.


Ah, de preferência centralize o quadro em relação ao sofá.

Composição com vários quadros

Se você quiser criar uma galeria com vários quadros, eu tenho duas dicas de ouro pra você acertar na composição:

1 – Simule a disposição dos quadros no chão

Considere que esse conjunto todo seja um grande quadro. E antes de sair furando a parede, simule a disposição deles no chão. E para não ter erro, reproduza as medidas, que você pretende utilizar delimitando o espaço com uma fita crepe. Depois organize os quadros da forma que você achar que fica mais bonito. Brinque com os tamanhos, use a sua imaginação. Quando chegar em um resultado que você goste, aí sim é hora de pendurar.

2 – Crie harmonia entre eles

Você pode utilizar quadros de tamanhos e formatos diferentes, o importante é que haja harmônia, e para isso é preciso que todos eles tenham algo em comum, pode ser o tema, a moldura, a cor das imagens. O importante é que eles combinem entre si.
Eu tenho um vídeo ótimo com dicas de como utilizar a cor nos quadros. Dá uma olhadinha. Acho que você vai gostar.

Gente, essas são as principais regras, mas como eu disse no começo, você pode quebrar todas elas se o resultado ficar bonito, funcional e principalmente, com a sua cara. Afinal a casa é sua e você e sua família precisam estar à vontade com ela.

Mas me conta, você já quebrou alguma dessas regras?
Beijo da Lú.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima