Oi gente, tudo bem? Hoje eu vou falar de um assunto que eu acho muito interessante, que é o poder transformador da meditação. Se você acha que essa história de esvaziar a mente é muito complicada, saiba que meditação não é nada disso! Mas calma, respira fundo e vem comigo que eu explico. ?
O que é meditação
Acho que a primeira imagem que vem a nossa cabeça quando falamos de meditação é a estátua de buda em posição de flor de lótus, ou a de um hinduísta. E faz todo sentido, afinal essas religiões fazem uso dessa prática ancestral, mas existem centenas de outros tipos de meditações. O objetivo pode ser autoconhecimento, serenidade, conexão interior, estabilizar a mente, entre outros.
Meditar é o exercício de focar a mente, evitando que ela fique vagando de forma dispersa. Atualmente a prática da meditação mindfulness ganhou holofotes, devido a diversos estudos científicos que atestam os seus benefícios, é uma prática com origem oriental, e não está ligada a nenhuma religião.
O que é meditação mindfulness
Meditação mindfulness ou simplesmente mindfulness, significa consciência plena, é treinar o nosso cérebro para sair do piloto automático, dessa forma a gente ficar mais consciente de quem somos, e do mundo ao nosso redor.
Parece algo transcendental, mas na realidade são práticas simples com foco na respiração. Elas nos ajudam a desacelerar e entender como a nossa mente funciona. Com uma mente mais lúcida, conseguimos lidar melhor com os desafios que aparecem em nosso caminho.
Sabe quando estamos na praia com a família, mas o pensamento está no trabalho que terá que ser feito segunda-feira? Ou seja, ao invés de aproveitarmos o presente, que é único, a nossa mente está divagando em hipóteses futuras, ou remoendo coisas do passado. É aí que a meditação mindfulness entra, ela vai te ajudar a não cair mais nessas armadilhas, e permanecer no presente, com atenção plena naquele momento.
Além de tudo isso, a prática do mindfulness reduz estresse, ansiedade, melhora a qualidade do sono, do foco, da concentração, desenvolve a criatividade, e proporciona mais saúde e bem-estar. Gente, é tudo de bom, não é mesmo?
Como fazer a meditação
Você deve estar achando que para alcançar todos esses benefícios, terá que ficar parado por horas entoando mantras, a boa notícia é que não precisa nada disso, apenas alguns minutinhos por dias já serão suficientes.
Existem vários aplicativos de meditação e mindfulness, além de cursos que ensinam as técnicas para essa prática. No site da FIA- Fundação Instituto de Administração da USP, tem um passo-a-passo, caso você queira experimentar.
Meditar é como qualquer outro exercício, o nosso corpo precisa se acostumar, no começo pode parecer difícil, mas com o tempo a gente se acostuma, por isso é importante a regularidade.
Conta pra mim, você tem o hábito de meditar? Como isso impactou a sua vida?
Um beijo da Lú.