Oi, gente! Quem me segue no Instagram sabe das minhas andanças pelo mundo, estou sempre pensando no próximo roteiro. Sabe o que é legal? De vez em quando faço alguma viagem sem família e sem culpa, abro mão da companhia do meu marido e filhos para curtir um passeio com minhas amigas. Quando isso acontece recebo várias mensagens elogiando a minha atitude e perguntado como me sinto. Mesmo estando no século XXI eventualmente chega algum comentário com um leve toque de censura! Para essas abordagens eu simplesmente não dou importância.
Aprendi que é extremamente libertador e muito saudável viajar com outras pessoas que não sejam o marido e os filhos. Afinal, nem sempre os interesses coincidem, e nada pior do que compartilhar da companhia de pessoas que não querem estar ali. Em casos assim ninguém aproveita o passeio direito.
Reservar alguns dias com as amigas, para fazer aquilo que temos vontade e sem nos preocupar com mais nada é maravilhoso. Nos divertimos, damos muitas risadas e aproveitamos muito esses momentos. Quando voltamos para casa nos sentimos leves e felizes. Para o relacionamento também é ótimo, retornamos cheias de novidades, com a bagagem lotada de histórias e muita saudade.
É possível viajar sem as crianças
Para quem tem filhos pequenos é um pouco mais difícil e infelizmente a pressão da sociedade é maior. A maternidade é uma dádiva, mas muito exaustiva, já escrevi sobre as dores e amores de ser mãe, muitas mulheres gostariam de tirar uns dias de folga com as amigas ou mesmo fazer uma viagem romântica com o maridão, mas ficam cheias de culpa por deixar as crianças!
A gente se preocupa, fica achando que os filhos se sentirão abandonados, que seremos julgadas (isso as vezes acontece), e pensa em um monte de coisas que podem dar errado! Entretanto, esse tempo sozinha nos faz bem, ajuda a relaxar e esvaziar um pouco a mente. Para os pequenos também pode ser benéfico, poderá ajudá-los a desenvolver autoconfiança e a independência.
Dicas para viajar sem as crianças e sem culpa
Preparei algumas dicas, de mãe pra mãe, para você que quer viajar sem as crianças e sem culpa.
- Não se deixe influenciar por julgamentos e comentários indesejados. Tirar uns dias para descontrair será bom para a sua saúde emocional. Uma mãe plena e feliz é inspiradora para seus filhos.
- Planeje a viagem com antecedência. Converse previamente com todos os envolvidos, assim ninguém será pego de surpresa.
- Tenha uma rede de apoio. É importante que as crianças sejam cuidadas por alguém de confiança enquanto o pai trabalha. Elas precisam ficar com pessoas com as quais já estejam familiarizadas e que você tenha plena segurança, como avós, tios e padrinhos. Senão ao invés de aproveitar a viagem, ficará o tempo todo preocupada.
- Não sinta culpa. Depois de tudo planejado e alinhado, vá com o coração leve, sem neuras, aproveite os dias de folga com o corpo e alma, esteja presente no passeio e curta cada momento.
Logicamente que você sentirá saudades da família durante a viagem, para isso existe o celular e os aplicativos de reunião online!
A vida é muito bonita e curta para deixar as coisas que temos vontade de fazer para depois. Cultive boas experiências, memórias felizes nos fazem bem e nos enriquecem. Para se inspirar dê uma olhadinha na minha playlist de viagens no Youtube. Vou te contar um segredo: tem muito lugar interessante nesse mundão.
E por último, uma pergunta…Você já me segue no Instagram? Por lá sempre tem dicas extras!
Kisses