Oi, gente! Vocês já viram esse tipo de moradia? Usar contêineres para transformar em casas, restaurantes, bares e comércio de uma forma geral, é uma tendência. Isso porque é um conceito moderno que envolve sustentabilidade; e tudo que impacta, positivamente, o meio ambiente, rapidamente, cai no gosto das pessoas. Esse estilo de casa tem vantagens e desvantagens, como quase tudo na vida. Vou te contar todos os detalhes abaixo. Ao final, você poderá tirar as suas próprias conclusões, se viver em uma casa contêiner de fato valem a pena. Eu já tenho a minha opinião, vamos ver se você concorda comigo.
Reaproveitar contêineres não é algo novo, eles sempre serviram de alternativa quando havia necessidade de criar um espaço de armazenamento provisório, ou como estrutura temporária, por isso era comum encontrá-los em canteiros de obras. Com o passar do tempo, arquitetos e designers voltaram suas atenções para essa estrutura, ressignificando e elevando os contêineres a outro nível.
A utilização de contêineres pelo mundo
Empresas do mundo inteiro começaram a se especializar nesse nicho de mercado, mas engana-se quem pensa que essa história começou agora. A Container City, localizada em Londres, está no mercado desde 1998, já construiu apartamentos, casas, escolas e todo tipo de comércio, sempre usando containers.
Em 2005 a Tempohousing, criou em Amsterdã o maior condomínio de contêineres do mundo, o Keetwonen. O projeto foi desenvolvido como moradia estudantil, são 1.034 habitações sendo que cada unidade possui 28m². O empreendimento reaproveita água da chuva, tem café, supermercado, espaço de esportes e tudo mais que um estudante precisa para ser feliz.
Os contêineres também começam a fazer a cabeça dos brasileiros, a casa do arquiteto Danilo Corbas ficou famosa como a primeira do país construída dessa forma. E teve uma grande repercussão na imprensa. Uma moradia espaçosa com 198m2, moderna e muito bonita.
Cuidados para transformar um contêiner em casa
Se você gostou da ideia e já está pensando em construir a sua casa dentro de um contêiner, saiba que são necessários alguns cuidados. O primeiro deles é contratar mão de obra especializada. Se você procurar no Youtube vai encontrar vários tutoriais ensinando a transformar um container em casa, mas eu não recomendo. É preciso muita cautela, afinal, você e sua família vão morar ali dentro!
3 importantes motivos pelos quais você deve contratar uma mão de obra especializada:
- Contêiner que transportou carga tóxica não pode ser usado como moradia, portanto, deve-se adquiri-lo de empresas idôneas;
- Algumas adaptações e recortes podem comprometer sua estrutura;
- É preciso aplicar tratamento antiferrugem, forração térmica e acústica adequada.
Que tamanho pode ter uma casa contêiner?
Gente, o céu é o limite! Rsrs
Existem 2 formatos de contêiner, o de 40 pés (12m x 2,44m e 2,59 de altura) e o de 20 pés (6 m x 2,.44m e 2,59 de altura). A partir daí, guardada as devidas proporções, é como brincar de lego, dá pra unir vários contêineres, empilhar, sobrepor de forma assimétrica, usar apenas um e decorar como um studio, ou fazer uma big house!
Como os contêineres são retangulares, é possível aproveitar plenamente o seu espaço interno criando uma decoração confortável e funcional.
Uma decoração apropriada vai contribuir na melhora da acústica, é legal usar de tapetes, estofados em tecido, que além de tudo são muito aconchegantes. Recorrer a cores claras nas paredes externas ajudam a refletir a luz solar e melhoram o conforto térmico.
Vantagens de uma casa contêiner
Uma casa contêiner é mais barata que uma construção de alvenaria, entretanto, a alta do dólar pode encarecer o projeto, afinal, a maioria vem da China e são comercializados nessa moeda.
Sustentabilidade é uma das principais vantagens para se utilizar contêineres como moradias. Além do reaproveitamento do material, deixamos de usar tijolos, água, cimento, etc., além disso, é um tipo de obra que produz menos resíduos. E tem outro benefício importante, a construção geralmente é muito mais rápida que a convencional.
Os contêineres são muito resistentes, foram desenvolvidos para suportar as intempéries do clima e do oceano, ainda sim, são muito leves.
Outra coisa legal é a possibilidade de mudar de local e levar a casa junto! Logicamente que tudo vai depender de como foi feita a construção, assim como das regras locais, mas é possível.
Desvantagens de uma casa contêiner
É preciso saber sobre as regras de construção na cidade onde a casa contêiner será construída, afinal, podem existir entraves que inviabilize a obra.
Existem poucas empresas que fazem esse serviço, mesmo sendo possível transportar de um local para o outro, esses custos precisam ser considerados.
Contratar mão de obra especializada também é importante para avaliar o terreno, pois, nem todos podem abrigar uma casa contêiner.
Afinal, vale a pena?
Na minha opinião vale a pena sim, é uma forma eco-friendly alternatives e moderna de moradia, se for bem projetado, contar com um interior desing alinhado ao estilo de vida dos moradores é uma alternativa mais econômica e muito atraente.
E você, o que achou dessa proposta? Moraria em uma casa contêiner?
Kisses