Oi, gente! Quem tem animal de estimação sabe como é agradável ter a companhia de um bichinho. Eles enchem as nossas vidas de alegria e são capazes de mudar o nosso humor, tornando os dias leves. Entretanto, são seres vivos, têm necessidades e exigem um ambiente adequado, por isso preparei uma série de dicas de decoração para quem tem pet em casa, ou está pensando em adotar um companheiro para encher os dias de amor e alegria.
Mas olha, adotar um animal é uma decisão muito séria e importante, pois, estamos nos responsabilizando pela vida e o bem-estar de um ser vivo por vários anos. Além da alimentação, temos que estar cientes de que eles necessitam de consultas frequentes ao veterinário, vacinas e um ambiente adequado, ou seja, precisamos adaptar a nossa casa às necessidades deles também, assim garantiremos a harmonia e o conforto entre os bichos e humanos, pois, nessa equação, o resultado só pode ser a felicidade de todos os envolvidos.
Pisos e paredes adequados para pet
Quem tem pet precisa de praticidade, por isso é aconselhável a utilização de pisos fáceis de limpar, mas que não sejam muito lisos e escorregadios, para não causar problemas nas articulações deles, principalmente nos cães mais velhinhos.
Uma dica importante é: evite tapetes caríssimos e muito peludos, pois, de pelos já bastam os dos animais, prefira os fininhos, os de sisal ou mesmo uma opção de fibra sintética, mas que não acumule sujeira e seja fácil de lavar.
Para evitar marcas na parede, a tinta mais indicada é a acrílica, tem acabamento acetinado, é fácil de limpar e não fica manchada.
E se você mora em apartamento, para garantir a segurança dos animais é importante colocar tela de proteção nas janelas.
Sofás e cadeiras adequados para pet
Os pets vão subir no sofá, poltronas e cadeiras. É inevitável, então, ao invés de sofrer com isso, se prepare.
A minha primeira dica é impermeabilizar os estofados e cadeiras de tecido, isso vai manter o móvel limpo por mais tempo, porém, ainda assim, é importante escolher um tipo de trama que não acumule pelos, portanto, sofá de veludo está fora de questão. Se você tem cachorro, sofás de couro, couro ecológico, courvin e corino são boas opções, pois, são resistentes e fáceis de limpar.
Uma alternativa interessante são os sofás com capas, se tiver mais de uma melhor ainda, assim enquanto lava a primeira, a segunda vai para o sofá e a casa fica sempre arrumada. Essa ideia pode ser feita também nas cadeiras da sala de jantar.
Vale a pena investir em mantas, que dão um toque de aconchego, são práticas de lavar e você pode fazer várias combinações de cores.
Sofá resistente a gatos
Esse tema merece uma atenção especial! Os gatos são animais extremamente limpos, mas adoram afiar as unhas, isso faz parte da natureza deles, os sofás são suas “maiores vítimas”. Ao longo da evolução, os bichanos desenvolveram uma técnica perfeita para manter as unhas afiadas e os sofás esfiapados! Eles enterram suas garras no estofado e depois puxam, é simples, rápida e desastrosa!
Para evitar que isso aconteça, prefira sofás com tramas bem fechadas e resistentes, a primeira opção que nos vem à mente é o couro, mas definitivamente essa não é uma boa ideia, os gatos conseguem furar o couro com as unhas, deixando o seu sofá parecido com uma peneira. Por isso as melhores alternativas de tecidos resistentes a gato são:
- Sarjas, Lonas e Brins. São robustos, mesmo se o gato conseguir desfiar, o dano não fica tão visível.
- Suede e Ultrasuede: possuem tramas bem fechadas e que também camuflam eventuais desfiados.
- Acquablock: a melhor opção, pois, além de ter trama fechada, recebe uma impermeabilização, que dificulta ainda mais os arranhões.
É muito importante ter arranhadores em casa, assim os gatinhos terão um lugar adequado para afiar suas unhas, ao invés de usarem os estofados.
Objetos de decoração
Objetos de decoração com valor sentimental e peças caras devem ficar protegidas dos pets. Um cachorro grande pode facilmente derrubar um vaso de cristal com um simples abanar de rabo. Já os gatos adoram jogar objetos pequenos no chão para brincar. Então se você tem alguma peça valiosa, mantenha longe do alcance dos pets.
Integrar os objetos dos pets com a decoração
Quando a casa tem animal de estimação, eu costumo colocar uma caminha em cada cômodo da casa, assim eles sempre ficam confortáveis.
Para quem tem espaço, vale a pena criar um cantinho para os pets, mas se esse não é o seu caso, a boa notícia é que existem móveis multifuncionais que podem atender as necessidades dos humanos e dos animais de estimação. São mesas de canto com almofadinhas para os bichinhos, caminhas estilosas, prateleiras que formam playground para gatos e ficam totalmente integradas com a decoração. Dá para deixar a sua casa linda e seus pets felizes, você só precisa usar a imaginação.
12 ideias de decoração para quem tem pet.
Depois de todas essas dicas, espero ter conseguido te inspirar a decorar a sua casa para o delicioso convívio entre humanos e animais, uma relação antiga, cheia de amor, companheirismo e lealdade.
Agora quero saber de você, qual o seu animal de estimação? Você teve que fazer alguma mudança na decoração da sua casa por causa do seu pet?
Beijo da Lu