Oi, gente! Sustentabilidade é um termo muito usado atualmente e isso faz todo sentido, afinal, precisamos pensar no futuro do planeta e das próximas gerações. Adotar um estilo de vida mais consciente é uma questão de sobrevivência. Trata-se de uma preocupação global que envolve toda a sociedade. Sabe o que é legal? Através das pesquisas e tecnologia, temos soluções para muitas questões ambientais preocupantes. Hoje vou te mostrar algumas maneiras para criar uma decoração sustentável e muito aconchegante, assim você poderá viver em paz e harmonia com o meio ambiente.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade está relacionada a adoção de um estilo de vida que seja bom pra todos, inclusive o meio ambiente, e viável no longo prazo. É pensar no impacto das nossas ações no presente, mas principalmente no futuro.
Cada escolha que fazemos ao longo do nosso dia tem um impacto. Quando compramos um suco de laranja que vem em uma garrafa plástica, significa que foi utilizado diversos recursos naturais para sua produção. Após consumi-lo, sua embalagem vai levar entre 450 e 500 anos para se decompor, daí a importância da reciclagem, mas para isso é necessário descartar corretamente. Percebe o tamanho do impacto das nossas decisões?
10 formas de decorar com sustentabilidade
É importante levarmos a preocupação com o meio ambiente para a decoração das nossas casas, afinal, isso influencia o comportamento da família e dos nossos amigos, contribuindo para a formação de uma consciência mais ecológica. Sabe o que é interessante? Uma decoração sustentável é aconchegante e cheia de afeto.
Uma das tendências da Casa Cor São Paulo 2021, que acontece até 15 de novembro, é justamente a sustentabilidade. Para criar uma decoração mais verde precisamos considerar os 3 Rs do consumo consciente: reduzir, reutilizar e reciclar. Foi pensando em te dar uma ajudinha na implementação dessas ideias que preparei uma lista com as 10 formas de decorar com sustentabilidade.
1 – Dar novas funções para os móveis e objetos
Sempre falo sobre isso! Gente, não faz sentido jogar fora um móvel ou objeto que esteja em bom estado! Até porque não existe “fora”, todos os descartes que fazemos ficam aqui em nosso planeta poluindo os oceanos e o ar que respiramos. Repense em novas funções para os objetos, pinte, adesive, use a sua criatividade. Se inspire no post “Faça você mesmo”.
2 – Escolha peças duráveis
Ao invés de comprar móveis e peças baratas e descartáveis, invista em alternativas de boa qualidade. De que adianta comprar um guarda-roupas bonitinho que ficará imprestável depois de 2 anos de uso? Você terá que gastar dinheiro novamente e será mais um item para “jogar fora”.
3 – Madeira certificada
Fique atenta a procedência da madeira, ela deve ser certificada! Isso quer dizer que é um produto de reflorestamento, as árvores foram plantadas para essa finalidade e não veio da extração ilegal.
Móveis feitos de paletes e com madeira de demolição também são alternativas bonitas e eco-friendly.
4 – Favoreça as comunidades locais
Compre peças que favoreçam as comunidades locais, artesãos e pequenos produtores. Além de ajudar a economia da região, isso evita a emissão de gases poluentes do transporte.
Veja o caso da Seringô! Entre muitas coisas, eles produzem jogos americanos em formato de folhas, utilizando borracha originária dos seringais nativos da Amazônia, gera renda para 75 comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária. São peças cheias de personalidade e propósito.
5 – Tintas ecológicas
Já existem tintas à base de água sem nenhum derivado de petróleo. Para pigmentação eles usam terra e a matéria-prima é extraída de jazidas legalizadas.
6 – Explore a luz natural
Deixe a luz entrar minha gente! Utilize janelas amplas com cortinas que permitam a entrada da luz. Além disso, substitua as lâmpadas normais por opções de led, mais duráveis e econômicas. Isso vai reduzir o consumo de energia e o planeta agradece.
7 – Automação residencial
Use a tecnologia a seu favor, a automação residencial permite maior eficácia e controle do consumo de luz e água. Quando for comprar um eletrodoméstico, prefira aqueles que possuem o selo Procel que indica melhor eficiência energética.
8 – Revestimentos ecológicos
Você sabia que existem pastilhas feitas com casca de coco? Podem ser utilizadas em áreas úmidas, em móveis, paredes ou piso. São bonitas e muito sustentáveis!
9 – Utilize fibras naturais
Tecidos, como algodão e linho, são aconchegantes e bonitos, rendem lindas cortinas, colchas e almofadas. Aproveite também o acolhimento das fibras naturais como palha, vime, taboa, perfeitos para peças decorativas e tapetes.
10 – Se for construir, opte por opções verdes
O mercado está cheio de inovações que permitem uma construção com menos impacto ambiental. Uso da energia solar e cisternas para armazenar a água da chuva são alternativas viáveis atualmente. Dá para escolher descargas mais econômicas, torneiras com arejadores, além dos revestimentos cerâmicos aplicados sobre os antigos, eliminando resíduos de obras.
Soluções mais sustentáveis não faltam, tudo é uma questão de escolhas. Precisamos parar para pensar no mundo que queremos deixar para os nossos filhos, netos e para a sociedade como um todo. Esse pensamento vai nortear as nossas escolhas e irá nos ajudar a cultivar hábitos de compra mais conscientes.
Diz pra mim, o que você tem feito em termos de sustentabilidade?
Beijo da Lu