Oi, gente! Hoje vamos falar sobre decoração em estilo industrial, um design moderno e descolado que cada vez mais conquista corações, pois, traz uma visão mais minimalista para o cotidiano e valoriza a sustentabilidade, visto que reaproveita moveis e privilegia a entrada de luz natural. Ficou curiosa? Então segue comigo.
Como surgiu o estilo industrial de decoração
Entre as décadas de 50 e 70 os preços dos imóveis residenciais em Nova Iorque eram altíssimos, por outro lado, fábricas e armazéns migraram para regiões mais afastadas, deixando para traz muitos galpões e espaços operacionais vazios. Não demorou muito para esses locais serem ocupados, primeiramente pelos artistas, que faziam desses grandes espaços suas moradias e ateliês. Com o tempo, cada vez mais pessoas se renderam a essa nova forma de viver.
Esses espaços também são chamados de lofts, uma onda que ganhou o mundo. No começo o estilo industrial conquistou às grandes metrópoles, depois atingiu zonas mais afastadas, onde os antigos armazéns e celeiros deram lugar a moradias descoladas e modernas.
Características do estilo industrial
Amplitude, estruturas expostas e ambientes integrados são as principais características do estilo industrial. Vigas, lajes rústicas e encanamentos aparentes são incorporados a decoração, tornando-se elementos estilísticos.
Como a origem vem de antigas fábricas, com pés direitos altos e janelas amplas, esses aspectos foram adicionados ao gênero, assim como o metal que, além das vigas, aparece nas escadas, luminárias e esquadrias.
Os tijolos podem ficar expostos com todas as suas imperfeições, aliás, elas darão um toque especial, também é possível pintá-los com pátina branca desbotada. É um estilo que valoriza a história do imóvel e promove o reaproveitamento, por isso as peças antigas garimpadas em antiquários e com cara de desgastadas são muito bem-vindas.
A luz natural, que invade o ambiente através dos janelões, recebe apoio de iluminação indireta feita por pendentes e canaletas com spots. Se quiser cobrir as janelas para ter mais privacidade, a melhor opção são as persianas.
Para o piso, o cimento queimado e a madeira são perfeitos, o couro aparece nos sofás e cadeiras. Para que o ambiente não fique muito frio, recomendo tapetes de lã ou fibras naturais.
As cores são sóbrias e naturais como marrom, preto, gelo, terracota, cinza e verde musgo.
Esse estilo é para mim?
Se você gosta de ambientes minimalistas, rústicos e funcionais, o estilo industrial é perfeito. Preciso mencionar que viver em um loft pressupõe ambientes integrados, com pouquíssimas paredes, a divisão dos cômodos é feita pelos próprios móveis ou no máximo por biombos. Isso exige organização e disciplina para manter tudo sempre arrumado.
Como eu sempre digo, não existe certo ou errado em decoração, o mais importante é que as pessoas que vivem ali se sintam bem e fiquem à vontade com a escolha que fizeram. Eu acho muito interessante esse conceito de reaproveitamento. Num primeiro momento o estilo industrial pode parecer frio, mas imagine que legal uma casa toda clean, funcional e decorada com objetos e móveis herdados de familiares, isso passa a ter outro valor, é a união do minimalismo com o afeto gostoso dos nossos antepassados.
Conta pra mim, o que achou da ideia? Você moraria em uma casa em estilo industrial?
Beijo da Lu