Oi, gente! Começamos o Agosto Dourado, mês que incentiva o aleitamento e, para incentivar todas as mamães preparei esse post com dicas para criar um espaço de amamentação super confortável e funcional, premissas básicas para esse cantinho tão importante, um lugar de conexão, onde a mãe e o bebê vão fortalecer o vínculo, passando horas de muito afeto, sempre coladinhos um ao outro.
Por que escolheram o nome Agosto dourado?
O Agosto Dourado é o nome de uma campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cujo objetivo é promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida. O leite materno é o melhor e mais saudável alimento para os bebês, cada gota é considerado ouro para o desenvolvimento da criança, por isso escolheram o nome Agosto Dourado.
Conforto e Funcionalidade na hora de amamentar
É fundamental que a mãe tenha um espaço confortável e funcional na hora de amamentar, o local tem que ser criado exclusivamente para essa finalidade, com tudo ao alcance das mãos, de forma prática, assim as mamães poderão aproveitar ao máximo essa experiencia mágica que é alimentar o bebê, ficará despreocupada e vai se entregar de corpo e alma para esse lindo momento.
Por isso, garanta que o local da poltrona de amamentação tenha uma boa fonte de luz natural e uma luminária de apoio para noite. Utilize lâmpadas suaves e cortinas, assim será possível controlar a luminosidade. Também é importante que esse cantinho não receba correntes de ar, ele deve ser tranquilo e aconchegante.
Lembre-se de ter uma tomada próxima da poltrona, poderá ser muito útil para carregar o celular durante a amamentação, afinal, a nossa vida está dentro desse aparelho não é mesmo?
Móveis para o espaço da amamentação
Poltrona confortável
A peça mais importante para o cantinho da amamentação é a poltrona, ela deve ser muito confortável, como apoio para a cabeça e braços. Algumas são giratórias ou de balanço, o que facilita bastante na hora de embalar o bebê. Ah! não esqueça de ter um pufe ou banqueta para descansar as pernas.
A poltrona ideal precisa ter apoio para a cabeça e braços, além disso, é importante ter um pufe ou banqueta para descansar as pernas.
Hoje em dia, muitas pessoas estão escolhendo modelos de poltronas que poderão ser reaproveitadas no futuro, que não tenham sido desenhadas exclusivamente para amamentar, mas ainda assim, apresentam todas as características que mencionei acima. Acho uma ótima ideia, existem muitas peças lindas e que atendem perfeitamente as necessidades das mamães. A minha dica é: escolha uma cor neutra, dessa forma será mais fácil de combinar com a decoração do quartinho do bebê e com os outros cômodos da casa.
Mesa de apoio
É importante ter uma mesa de apoio, estante ou qualquer outra peça que permita deixar tudo ao alcance das mãos, sem precisar interromper a amamentação. Esse item é muito importante, para deixar um livro, celular, paninho de boca, controles remotos e principalmente a garrafa de água, pois, amamentar dá muita sede gente!
Outros itens importantes para o cantinho da amamentação
Existem outras peças que são importantes para o cantinho da amamentação, por exemplo, uma manta para os dias frios, que pode ser deixada na poltrona, fica bonita e é muito prática. Também recomendo um tapete, que além da função estética, traz aconchego e aquece o ambiente.
Existe uma almofada que é específica para amamentação, esse é um item muito bacana de ter, reduz a tensão muscular nos ombros, pescoço e braços, deixando as mamães mais descansadas.
Eu tenho um post cheio de dicas para decoração de quartos de bebê, se você está nessa fase, vale a pena dar uma olhadinha nesse texto também.
Amamentar é um ato sagrado de amor e conexão, mas não é tarefa fácil, por isso é importante que toda a família apoie e incentive esse momento. Criar um ambiente confortável e funcional é uma maneira de dar esse suporte e contribuir para que o bebê cresça mais saudável e tranquilo.
Se você conhece alguma futura mamãe, compartilhe esse texto com ela, incentive você também o aleitamento materno.
Beijo da Lu