Oi, gente! Vocês concordam comigo quando falo que amor de vó tem cheiro de bolo? Estou assim nostálgica porque descobri que na semana que vem será comemorado o Dia dos Avós, em 26 de julho, homenagem merecida a esses anjos que carinhosamente enchem de mimos os seus netos.
Eu tenho lindas lembranças dos bolos na casa da minha avó, das brincadeiras e do carinho que elas me tratavam, um amor incondicional e irrestrito, sem aquela responsabilidade que nós pais temos em relação aos filhos, é amor puro, que vem muitas vezes em forma de guloseimas.
Bolo que muita gente mete a mão desanda!
Minha avó materna sempre nos recebia com um maravilhoso pudim de leite, era ela que consertava as nossas roupas. Já a minha avó paterna era doentinha, mas as minhas duas tias, bem mais velhas que meu pai, faziam muito bem o papel de vó.
A tia Augusta era boleira profissional, fazia todos os bolos de aniversários da família. A tia Maria, sempre presenteava meus irmãos e eu com saquinhos de brigadeiros, ela fazia o melhor quindim e pudim de claras do mundo.
Quando passávamos o final de semana na casa da tia Maria, a gente sempre inventava um bolo diferente. Minha vó ficava danada, dizia que bolo que muita gente mete a mão desanda! Por isso, minha tia nos deixava bater o bolo escondido, eu e minha irmã revezávamos nessa missão, e no final dava super certo.
Era uma delícia, brincávamos de teatro, com fantoches atrás do sofá por horas. Depois, saíamos pela rua puxando um cachorro de pelúcia. Minha tia, muito fofa, sempre concordava conosco quando a gente dizia que as pessoas estavam achando que o cachorro que era de verdade! rsrs
Receita fácil de bolo de vó
Toda vez que faço um bolo, lembro desses dias maravilhosos, aquele cheirinho gostoso que invade a casa sempre me tira um sorriso.
Se você ficou com água na boca e cheia de nostalgia, como eu, aqui vai uma receitinha de bolo de vó, bem fácil, que vai te levar direto para o túnel do tempo.
Receita de bolo de laranja
Ingredientes
- 1 laranja
- 1/2 xícara (chá) de óleo (100 ml)
- 4 ovos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico
Como fazer
Primeiro, separe 1 colher de sobremesa de raspas da casca da laranja. Depois você vai bater essa laranja no liquidificador, mas antes, retire aquela pele branca e as sementes. Quando estiver bem triturada adicione o óleo, os ovos, o açúcar, o sal e bata um pouco mais.
Transfira para uma tigela e acrescente a farinha de trigo e as raspas da casca da laranja, misture tudo até ficar bem homogênea. Por fim, adicione o fermento mexendo suavemente.
Coloque em uma forma untada e leve ao forno em fogo médio por 40 minutos.
Depois é só fazer um cafezinho e saborear esse momento nostálgico.
Cultive novas lembranças
Se você tiver crianças pequenas, incentive-as a participar do preparo dessa receita, assim você cultivará novas lembranças, afinal, memorias relacionadas a comida são inesquecíveis!
Caso você seja uma privilegiada de ter seus avós vivos, não se esqueça de parabenizá-los no dia 26 de julho, eles merecem. E se puder, leve os ingredientes para a casa deles e os convide para fazer o bolo junto com você, afinal, quando realizamos um projeto juntos, ficamos mais próximos, conversamos um monte de coisas, o tempo passa e nem percebemos. No final, o resultado tem sabor de “quero mais”!
Conta pra mim, qual comida te faz lembrar as suas avós?