Como sair da zona de conforto e encontrar a felicidade

Oi, gente. Hoje o meu propósito é incomodar, no bom sentido, claro! Quero te provocar a tentar coisas novas, a ampliar seus horizontes, a deixar o conforto quentinho e se jogar em algo novo. Vou falar sobre como sair da zona de conforto e encontrar a felicidade, não sou nenhum guru motivacional, mas posso te contar sobre a minha experiência de vida, das coisas que vivi e como cheguei até aqui, quem sabe assim eu não te inspiro?

Uma vida fora da zona de conforto

Vou começar contando resumidamente a minha história. Sou carioca, morava no Rio de Janeiro e era professora primaria, até que veio a primeira mudança de carreira, me tornei advogada. Vivia eu feliz da vida, quando tive que me mudar para São Paulo, lá virei mãe em período integral por alguns anos, até que resolvi estudar e me dedicar a minha paixão, ser designer de interiores. Estava tudo lindo, até vir uma nova reviravolta…

E lá fui eu morar nos Estados Unidos, um novo país, um novo recomeço de vida, de amigos e de carreira.

Um belo dia, sem muita pretensão, resolvi gravar um vídeo no YouTube para os amigos, e fez o maior sucesso. Eles começaram a me pedir mais conteúdo, até que veio novamente aquele frio na barriga e aos 56 anos virei youtuber. Foi tudo tão bacana! Aos poucos eu me conectei com pessoas incríveis, que me ajudaram também na minha carreira como designer, ganhei novos amigos, e hoje estou aqui, no meu blog, contanto a minha história para vocês.

Perceberam quantas vezes tive que sair da zona de conforto? Cada vez que recomecei senti medo. O novo sempre assusta, mas nunca deixei que ele me travasse, pois, em cada recomeço eu descobria coisas novas, e meu horizonte se abria cada vez mais.

Aqui nesse vídeo conto como o YouTube entrou em minha vida e as coisas boas que essa mudança me proporcionou.

Por que é tão difícil sair da zona de conforto?

Porque a zona de conforto é segura, mas ela pode nos estagnar e nos fazer mal. Aguentar um trabalho que não nos preenche, um casamento infeliz, uma vida que não é a que sonhamos, simplesmente por medo de mudança, não vai nos levar a lugar nenhum. Entretanto, virar a mesa e ir atrás da felicidade nos preenche, motiva e torna cada uma de nós, pessoas plenas.

Gente, mudar significa ampliar. Quando vim para os Estados Unidos, um novo país, com pessoas de cultura tão diferentes da minha, com formas de pensar distinta, foi desafiador, mas aos poucos fui fazendo amizades que agregaram valor e amor a minha vida.

Quando nos abrimos para o admirável mundo novo, expandimos a nossa visão e passamos a enxergá-lo de uma nova perspectiva. É uma passagem só de ida para o nosso crescimento.

As 10 perguntas poderosas para sair da zona de conforto

O Andy Molinsky, escritor, professor e Ph.D. em Comportamento Organizacional e M.A. em Psicologia pela Universidade de Harvard, diz que sair da zona de conforto é fundamental para o aprendizado e o crescimento. Segundo ele, para isso acontecer é preciso dar pequenos passos, por exemplo, ao invés de fazer uma apresentação para o conselho de uma empresa, comece com apresentações para os seus colegas.

O Molisnky desenvolveu um exercício para ajudar quem quer sair da zona de conforto, a dar os primeiros passos. São 10 perguntas poderosas que vão te fazer refletir.

A primeira coisa a fazer é pensar em uma situação, algo que seja realmente difícil pra você. Aquilo que vai te tirar da zona de conforto.  Depois responda a essas perguntas:

  • Qual é a minha versão do juízo final para essa situação? Ou seja, qual o pior cenário que poderia acontecer?

  • Sendo honesta comigo mesma, qual a probabilidade desse pior cenário acontecer?

  • Qual seria o cenário dos sonhos para essa situação? Ou seja, se tudo ocorrer maravilhosamente bem, como seria?

  • Qual a probabilidade desse cenário dos sonhos acontecer?

  • Qual seria a versão mais realista dessa situação?

  • Se estou sendo honesta comigo mesma, qual a probabilidade dessa versão realista acontecer?

  • Se eu não sentisse nenhuma ansiedade nessa situação, se fosse completamente livre de estresse, seria algo que eu gostaria de tentar?

  • Se for estressante, pelo menos no começo, como vou conviver com isso?

  • A maioria de nós está sempre justificando o porquê as coisas que tememos não valem a pena ser feitas. Entretanto, eu consigo pensar por que essa situação específica realmente vale a pena?

  • O que está me impedindo de tentar esse comportamento?

Free-book 10 perguntas

Essas questões nos levam a pensar de forma racional sobre os motivos de sair zona de conforto, e como vamos lidar com essa mudança. Se você fizer essa análise, vai descobrir que é possível lidar com ela, e que no futuro irá sim, te trazer felicidade.

O que aprendi saindo da zona de conforto

Percebi que essa mudança gera um movimento em cadeia. Pode ser difícil dar o primeiro passo, mas gradualmente o universo vai colocando as pessoas certas em nosso caminho, as coisas vão fluindo e tudo se encaixa. É um movimento sem volta em busca da felicidade.

Tenho procurado ser feliz e estou convicta que é para isso que estamos aqui. Precisamos viver plenamente, com abundância, generosidade e gratidão. Dessa forma tornamos a sociedade que vivemos mais justa e todos serão mais felizes.

Convido você a viver a experiência de dar o primeiro passo e sair da zona de conforto. Não tenha medo.

Se você já deu o seu primeiro passo, comente aqui, adoro conhecer histórias de superação.

Não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos, nos grupos de WhatsApp, no Facebook, assim, essa mensagem de incentivo chegará mais longe.

Beijo da Lu

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

1 comentário em “Como sair da zona de conforto e encontrar a felicidade”

  1. Como você citou no texto acima… o universo se encarrega de colocar as pessoas certas no seu caminho, te dar respostas… Esse texto caiu como uma luva para mim e em breve vou dar o meu relato de mudança. Sou sua fã, Lu! Pessoa iluminada e do bem! ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Idioma:

Lu Marinho não tem medo de mudanças – nem as dela, nem as suas!
Com uma carreira consistente e estável, um belo dia resolveu mudar tudo e hoje trabalha com sua paixão, o design de interiores!

Faz isso tanto para clientes dos USA quanto do Brasil, em ambientes residenciais, comerciais e eventos corporativos. Além disso, em seu canal do YouTube dá dicas de decoração, DIY, boas compas, viagens, passeios, comidinhas e muito mais!

Últimos Posts

Rolar para cima