Oi, gente. Tudo bem? Você sabe quais são as características de uma decoração clássica? Será que esse gênero combina com a sua casa e com você? Para sanar essas e muitas outras dúvidas, preparei esse post, que é um verdadeiro guia para quem quer decorar a casa em estilo clássico.
Decoração clássica é um luxo
O estilo clássico é luxuoso, surgiu no período greco-romano, e foi incorporando influências do renascimento e barroco rococó, uma época que beleza era associada a status social e riqueza. Por isso é uma decoração cheia de glamour, os móveis têm pernas curvas e rebuscadas, a disposição dos objetos é sempre simétrica. Tudo é sóbrio e sofisticado. Esse estilo é como um colar de pérolas, nunca sai de moda e é sempre elegante.
Cores e texturas na decoração em estilo clássico
Os materiais utilizados na confecção de móveis e objetos de uma decoração clássica, são nobres, por exemplo, mármore e madeiras escuras como as de cerejeira, mogno ou jacarandá.
As cores devem ser sóbrias, prevalecendo o preto, verde-escuro, marinho, vinho, rosa, dourado, e para dar mais leveza aos ambientes, também são utilizadas cores neutras e claras como bege e creme. Portanto, nada de usar aquele amarelo vibrante por aqui, certo?
Claro que não podemos esquecer dos papéis de parede, as estampas florais e arabescas são as favoritas. As cortinas de uma decoração clássica são teatrais em tecidos como veludo, seda ou jacquard. Os tapetes são imprescindíveis, e podem ser utilizados também nas paredes.
Outros detalhes que têm tudo a ver com a decoração clássica, são as colunas, arcos, tetos e rodapés trabalhados. Para abrigar tanto rebuscamento, o pé direito tem que ser alto, aliás, o ambiente todo precisa ser amplo.
Objetos na decoração clássica
Luxo e elegância combinam com um belíssimo lustre de cristal! Espelhos e quadros com molduras entalhadas, objetos em porcelana, castiçais e conjuntos de abajur também fazem parte da decoração clássica.
Quadros com retratos ou natureza morta completam o ambiente clássico.
Cuidados que você precisa ter para criar uma decoração clássica
Não esqueça da simetria, ela é uma característica importante em uma decoração clássica. O que você mais precisa ter cuidado é com as proporções, como mencionei acima, esse tipo de decoração pede um ambiente amplo e pé direito alto, afinal, deu pra perceber que tudo é muito ornamentado, os móveis são de grandes, e as texturas aparecem em todo lado, por isso é preciso que haja também equilíbrio para não deixar o cômodo carregado.
Decoração clássica moderna
Hoje em dia a tendência é misturar elementos da decoração clássica e moderna, criando um ambiente mais contemporâneo e funcional.
Veja no vídeo a decoração que eu fiz, é toda clean, mas coloquei alguns objetos clássicos como o lustre de cristal, e usei a simetria na escolha e disposição dos abajures e outros objetos da sala de jantar. Ficou lindo, moderno com um toque clássico.
Se você herdou alguns móveis clássicos de família, e acha que não combinam com a sua casa, uma forma de torná-los mais contemporâneos é reformá-los, pintando a madeira com cores claras e usando estampas coloridas e modernas. Fica lindo, exclusivo, e você ainda mantém a memória afetiva de família.
Agora quero saber de você, qual a sua opinião sobre a decoração clássica? Você viveria em uma casa com esse estilo, ou é aristocrático demais?
Beijo da Lu