Oi, gente, tudo bem por aí? Atendendo a pedidos, hoje eu preparei um guia definitivo sobre iluminação na decoração, aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre esse tema tão importante para um projeto. É impressionante como a luz muda o clima do ambiente, valoriza os objetos, e claro, nos auxilia a executar diversas funções em nosso dia a dia.
A luz é responsável pelo conforto do ambiente e para isso o tom da luz precisa ser levado em consideração, a escolha vai depender do efeito que você procura e a finalidade do ambiente. Calma que eu vou explicar direitinho.
Tonalidade da luz
Luz fria, com tons azulado e branco. É uma iluminação de trabalho, indicada para escritório, para quem faz artesanato e em ambientes como banheiro, cozinha área de serviço e cantinho de maquiagem.
Luz quente, é mais amarelada, proporciona um ambiente intimista e aconchegante. Dá aquela sensação de casa gostosa, sabe?
Tipos de Lâmpadas
Muito bem, agora que você já sabe como escolher o tom de cada ambiente, chegou o momento de comprar as lâmpadas, mas são tantas opções não é mesmo? Então vamos desvendar esse “mistério” e facilitar a sua vida…
Lâmpadas incandescentes: aquelas lâmpadas antigas que todas nós já usamos no passado, elas são aconchegantes, mas esquentam e gastam muita energia. Hoje em dia existem opções mais modernas e eficientes.
Lâmpadas fluorescentes: não emitem calor e gastam pouca energia. Podem ser tubulares, circulares ou compactas (aquelas com formato espiral). O único problema é que elas possuem mercúrio e chumbo na composição, que são prejudiciais para a nossa saúde e para o meio ambiente, por essa razão não podem ser descartadas em lixo comum.
Lâmpadas halógenas: também conhecidas como dicroicas, são ótimas para destacar objetos.
Lâmpadas de Led: são as queridinhas do momento. Conseguem reproduzir o mesmo efeito de todas as outras lâmpadas, são muuuito econômicas, duram mais de 25 mil horas, possuem vários formatos, até os mais moderninhos como por exemplo aquelas com filamento aparente, as fitas de led que você pode embutir dentro de armários, ou onde a sua imaginação permitir. E sabe o que é bacana? Não tem nenhuma substância tóxica em sua composição.
O que significa watts, volt e lumem?
Essa é outra dúvida muito comum, na hora da compra, então vamos lá:
Watts: é a quantidade de energia que a lâmpada, ou qualquer outro eletrônico, consome durante o funcionamento.
Volt: é a medida da tensão elétrica da região. Aqui nos EUA é de 115V a 127V, no Brasil de 110V e 220V.
Lumen: é a intensidade da luz, quanto mais lumens uma lâmpada tiver, maior será a luminosidade e mais forte a sua iluminação.
Tipos de Luminárias
A escolha do tipo de luminária está relacionada ao objetivo e ao estilo que você quer dar ao ambiente, aqui eu vou te ensinar a escolher o modelo para cada situação:
Pendente: É ótimo para sala de jantar, traz aconchego e elegância. Eu sempre digo que a luminária pendente é o “brinco” do cômodo. Ela dá “aquele tchan” e determina o estilo. Se você busca sofisticação por exemplo, escolha um belo lustre de cristal, se quiser algo contemporâneo pode optar por um lustre pendente que utiliza lâmpadas com filamento aparente que vai ficar incrível.
Plafon: é muito versátil, pode fornecer iluminação direta ou indireta. Geralmente são peças discretas que podem ser utilizados em todos os cômodos que precisam ser bem iluminados. O plafon é uma ótima alternativa para living que é integrado com a sala de jantar, onde há um lustre chamativo.
Abajur: não pode faltar na sala e no quarto. É uma luz gostosa que dá uma sensação de aconchego e ajuda na construção de um ambiente acolhedor.
Luminária de chão: vai te dar uma iluminação intimista um pouco mais alta. Pode substituir o abajur em muitos casos.
Arandela: são luminárias de parede, geram uma luz difusa e aconchegante. Indicada para ambientes que não precisam de uma grande fonte de luz direta, como corredores lavabos ou até mesmo substituindo o abajur ao lado da cama. Algumas arandelas proporcionam um efeito lindo de projeção de luz.
Spots: luz direcionada, perfeitos para valorizar um quadro ou algum outro objeto. Podem ser embutidos ou não. Eu acho bem interessante os modelos em trilhos, que a gente pode deslizar e posicionar de várias formas, muito prático e versátil.
Truques pra melhorar a iluminação sem grandes obras
Muitas vezes queremos alterar a decoração de um ambiente, mas o fato de ter que encarar uma obra faz a gente abandonar a ideia rapidinho não é mesmo? Mas sabe o que é bacana? Alguns truques de iluminação podem nos ajudar a mudar a cara da casa, sem mudar de casa. Na verdade, eu adoro alterar as coisas de lugar, acho que a energia também se modifica, faz bem para os olhos e é uma forma de exercitar a nossa criatividade, por isso eu gosto de ter uma iluminação bem versátil, que acompanhe a minha mente inventiva.
Esses truques, que vou te mostrar, também servem para casas alugadas, que não vale a pena criar um o projeto de iluminação. Então, faz assim, dá um play no vídeo a seguir e veja as dicas preciosas que eu preparei pra você.
Acho que depois desse post você vai ficar craque em iluminação, mas se ainda assim ficou alguma dúvida, não deixe de me escrever. Você sabe que eu adoro receber mensagens né?
E me fale uma coisa, você é como eu que fica mudando os móveis e objetos de lugar constantemente?
Beijo da Lú.