Oi gente, tudo bem? Na minha opinião, uma das melhores coisas da vida é reunir quem a gente gosta, ao redor de uma mesa e comer uma comida gostosa, sem pressa, saboreando o alimento, mas também honrando a companhia das pessoas. Por isso é importante escolher a mesa de jantar perfeita, afinal, ela vai acolher essas ocasiões tão especiais e inesquecíveis.
No meu ponto de vista, a sala de jantar tem que ser usada pela família, não pode ser aquele ambiente elegante que nunca aproveitamos. Sendo assim, antes de comprar uma mesa, temos que pensar como é a nossa rotina e escolher um móvel que seja adequado ao nosso estilo de vida, e não uma mesa de revista de decoração. A gente tem que aliar o design, o espaço que temos disponível, com a vida que levamos.
Então, vamos começar falando sobre a escolha do tamanho da mesa.
Tamanho da mesa de jantar
Antes de mais nada, você precisa saber qual o tamanho do espaço onde você vai colocar sua mesa de jantar. É recomendável deixar um espaço para circulação ao redor da mesa entre 80 à 90 cm. Se a mesa ficar ao lado de um corredor ou área de passagem, deixe 1 metro de distância, para que a pessoa que estiver sentada não bloqueie o caminho.
Depois de medir o seu espaço, considere que cada pessoa ocupa entre 60 a 75 cm sentada. Assim que você tiver todas essas medidas, é só fazer as contas para ver qual o tamanho ideal para sua mesa, para que o espaço tenha fluidez e conforto. É melhor ter uma mesa pequena que receba as pessoas de forma confortável, do que uma grande demais que fica atrapalhando o caminho.
Formatos de mesas de jantar
Depois que você tirou todas as medidas e definiu o tamanho, chegou a hora escolher o formato da mesa de jantar. Esse é outro desafio, e pra te ajudar, eu vou contar as vantagens e desvantagens de cada um deles, assim você poderá fazer a sua escolha.
Retangular
Ótimo formato para acomodar mais de 4 pessoas, se a sua família for grande, ou se você gosta de receber visitas, essa é uma boa escolha, e fica perfeita em espaços que também são retangulares.
Quadrada
Estão super na moda, podem acomodar 8 pessoas, se o espaço for generoso, ou 4 para ambientes pequenos. Ficam mais confortáveis se o pé da mesa for central, assim evita que os pés das pessoas e das cadeiras fiquem batendo.
Redonda
Esse formato é o mais indicado para espaços pequenos, e fica bem em áreas quadradas. Em uma mesa redonda sempre cabe mais um, mesmo que apertadinho. É um modelo interessante porque permite que todos se olhem, criando um clima intimista, por outro lado, se esse tipo de mesa for muito grande, dificulta na hora de se servir.
Oval
Eu costumo dizer que uma mesa oval é a fusão da retangular com a redonda, pois têm as vantagens desses dois formatos juntos, além de ser um charme. Com ela você pode acomodar, mas de 4 pessoas, e caso chegue mais um convidado de surpresa, é fácil arrumar mais um lugar à mesa.
Como escolher as cadeiras
A cadeira perfeita é aquela que é gostosa de se sentar, onde todos possam comer sem pressa, aproveitando o momento da refeição e conversando com conforto.
Só fique atenta à altura das cadeiras! Para uma mesa de 75cm, escolha uma cadeira com assento de 45cm. E não precisam ser todas iguais, vale misturar modelos, e até compor cadeiras com bancos.
Caso você esteja precisando de inspiração, veja o vídeo que postei no Youtube, mostrando a decoração de uma sala de jantar charmosa, que eu amo.
Eu espero que esse post tenha ajudado você a escolher a mesa de jantar da sua casa, para que você possa curtir momentos inesquecíveis acompanhada da sua família e amigos. Vou aproveitar e te dar uma sugestão, que tal preparar uma sobremesa deliciosa para você servir na inauguração da sua mesa? O Pudim do Abade de Prisco é uma receita fácil e inesquecível!
Um beijo da Lú.